Brasil atinge 17 GW em Geração Distribuída impulsionada pela energia solar
Nesta quinta-feira (19/01), o Brasil alcançou a marca de 17 gigawatts (GW) de capacidade em geração própria de energia elétrica, também conhecida como Geração Distribuída (GD). O crescimento é liderado pela energia solar, mas conta também com contribuições de outras fontes, como biomassa, biogás, energia eólica, energia hidráulica e cogeração a gás natural.
Segundo Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), “a GD se consolidou nos últimos anos como a modalidade de energia que mais cresce no Brasil. Começar o ano alcançando novos marcos e ampliando a potência instalada é um reflexo do potencial da geração distribuída. Hoje, a GD possui o dobro da capacidade que tinha em dezembro de 2021”.
Atualmente, a geração própria de energia conta com 1,6 milhão de usinas de micro e minigeração distribuídas pelo país, abastecendo 2,1 milhões de unidades consumidoras (UCs). Cada UC pode representar uma residência, um comércio ou outro tipo de imóvel conectado a micro ou mini usinas, todas utilizando fontes renováveis.
Com os 17 GW de potência instalada, a GD tem capacidade para atender aproximadamente 8,5 milhões de residências, ou cerca de 34 milhões de pessoas. Entre os consumidores beneficiados, a maioria dos projetos (48,4%) é residencial, seguida pelo setor comercial (28,7%), rural (14,7%) e industrial (6,8%).
Crescimento constante da geração própria
A energia solar, em grande parte da GD, colocou a fonte na segunda posição da matriz elétrica nacional. Cerca de dois terços da potência solar vêm da geração distribuída, instalada em telhados ou projetos de minigeração, enquanto o restante é proveniente da geração centralizada em grandes fazendas solares. A expectativa é de que a GD mantenha um crescimento expressivo ao longo de 2023.
A expansão da geração própria de energia traz diversos benefícios. Para os consumidores, garante previsibilidade, redução de custos e participação na transição energética. Para o sistema elétrico nacional, a GD reduz custos de transmissão e distribuição, aumenta a segurança do sistema e utiliza fontes renováveis, reforçando a sustentabilidade da matriz elétrica.
Sobre a ABGD
A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) é a maior associação brasileira do setor de energias renováveis, com mais de 1.000 empresas associadas, incluindo provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais ligados à geração distribuída. Fundada em 2015, a ABGD representa seus associados junto a órgãos governamentais, entidades de classe e reguladores, promovendo a difusão da GD com foco em sustentabilidade, eficiência energética, retorno financeiro e previsibilidade de custos.
Contato – SP4 Comunicação Corporativa
Carlos Moura – (11) 98243-9332 – carlos.moura@sp4com.com.br
Heloisa Pereira – (11) 98582-6105 – heloisa.pereira@sp4com.com.br