ABGD lança programa de qualidade para certificação de dispositivos e equipamentos de energia solar

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), associação da geração própria de energia do Brasil, lançou durante a InterSolar South America 2022, realizada em agosto de 2022, seu Programa Setorial de Qualidade (PSQ). A iniciativa, que é gerenciada pelo Instituto Totum, referência em certificações no Brasil, irá avaliar os dispositivos e equipamentos de energia solar e terá como objetivo atestar sua eficiência e segurança.

 

Segundo Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, “o PSQ contribuirá para garantir a qualidade dos dispositivos e equipamentos solares que são usados para a Geração Distribuída de energia. É uma ferramenta de autorregulação, que vai contribuir para garantir a competição justa entre as marcas e gerar confiança para o consumidor”.

 

Inicialmente, a participação no programa será voluntária, mesmo que a fabricante não seja associada à ABGD. Os primeiros itens testados serão os inversores. Na sequência, o PSQ fará a testagem de módulos, cabos, fios e combiners boxes que compõem o sistema fotovoltaico. Ao final do processo, serão geradas as notas de cada fabricante, além de um selo de qualidade.

 

De acordo com Fernando Lopes, diretor do Instituto Totum, o objetivo é avaliar os produtos críticos da cadeia de produção. “É um selo de qualidade, que vai refletir uma classificação em estrelas para cada produto. Essa classificação estará ligada a requisitos de funcionalidade definidos por um comitê formado por fabricantes, laboratórios, ABGD e o Instituto TOTUM, além de convidados do setor elétrico que sugerem diretrizes importantes, nos ajudando a antecipar o futuro dos recursos distribuídos nas redes elétricas”.

 

O programa conta com a contribuição de quatro laboratórios de ensaios: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), do Rio de Janeiro. Os laboratórios irão avaliar os produtos em cinco categorias: confiabilidade, desempenho, funcionalidade, segurança e suporte.

 

A certificação concedida terá validade de 24 meses e seguirá a governança similar à certificação de produtos, garantindo os procedimentos de apelação. Em relação à divulgação dos resultados, a comunicação será feita por meio dos sites da ABGD e do Instituto Totum, assegurando transparência ao processo e aos resultados obtidos.

 

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

 

SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ABGD

Carlos Moura – (11) 98243-9332 – carlos.moura@sp4com.com.br

Heloisa Pereira – (11) 98582-6105 – heloisa.pereira@sp4com.com.br