Road Show Huawei Solar capacita em treinamento energia fotovoltaica em SP
O projeto itinerante Road Show Huawei Solar, da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, vem fomentando a instalação de sistemas de energia fotovoltaica em todo o estado. A iniciativa já percorreu 21 municípios paulistas e capacitou mais de 730 pessoas, oferecendo treinamento gratuito à população sobre instalação e manutenção de sistemas solares.
Durante visita à unidade em Sorocaba, nesta sexta-feira (11 de fevereiro), o subsecretário de Infraestrutura do Estado, Cassiano Ávila, destacou a importância do projeto para a expansão do mercado de energias renováveis. “Com a expectativa de crescimento da energia limpa nos próximos anos, o Estado promove ações que estimulam a mudança da matriz energética e beneficiam o meio ambiente”, afirmou Ávila.
Somente em 2022, 329 pessoas foram capacitadas, incluindo 110 em Sorocaba. A unidade móvel, que percorre municípios do Sul do país, deve retornar a São Paulo em abril, beneficiando cidades do Norte e Noroeste paulista.
Parceria e alinhamento com políticas climáticas
O projeto é fruto de um Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a ABGD. Ele contribui para o cumprimento da Política Estadual de Mudanças Climáticas, do Acordo de Paris, e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, da ONU, às quais o Governo de São Paulo aderiu em 2021, buscando reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Como funciona o treinamento
As inscrições podem ser feitas pelo site Road Show Huawei Solar ou no dia do treinamento, conforme vagas disponíveis. É solicitado que o participante leve 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições locais pela ABGD.
O treinamento, com duração de quatro horas, é ministrado dentro de uma unidade móvel adaptada, que conta com sala de aula, cozinha e lavanderia equipadas com sistemas de microgeração on-grid e off-grid, utilizados para atividades práticas.
O conteúdo inclui:
-
Noções básicas da regulamentação de geração distribuída;
-
Dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos;
-
Segurança e qualidade das instalações;
-
Técnicas de vendas.
Alunos interessados em se tornar instaladores certificados são encaminhados para cursos integrais oferecidos pelo SENAI e outras instituições de ensino.
Participantes e patrocinadores
O evento em Sorocaba contou com a presença de:
-
Carlos Evangelista, presidente do Conselho Gestor da ABGD;
-
José Ricardo Mafra Amorim, coordenador de Energias Elétrica e Renováveis da SIMA;
-
Ricardo Marchezini, gerente da Risen Solar Technology;
-
Nelson Stanisci, gerente de Soluções da Huawei Digital Power Brasil.
O projeto é patrocinado pela Huawei, Risen Solar Technology, Charles Stewart Mott Foundation e Solfácil.