Iniciativa que fomenta instalação de sistemas de energia fotovoltaica já percorreu 21 municípios paulistas e capacitou mais de 730 pessoas
O subsecretário de Infraestrutura do Estado de São Paulo, Cassiano Ávila, destacou a expansão do mercado de energias renováveis durante visita, nesta sexta-feira (11 de fevereiro) em Sorocaba, ao projeto da unidade itinerante Road Show Huawei Solar, da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). Em parceria com o Governo do Estado, é oferecida capacitação gratuita à população paulista sobre instalação de sistemas de energia fotovoltaica.
Segundo o subsecretário estadual, a ação itinerante tem sido de grande valia. “Tendo em vista a expectativa de expansão da energia limpa nos próximos anos, o Estado atua para estimular a mudança da matriz energética ao promover ações como esta à população paulista, de fomento às energias renováveis, que ainda contribuem com o meio ambiente”, destacou Ávila.
A iniciativa, que percorreu 21 municípios paulistas, já capacitou mais de 730 pessoas no estado desde maio de 2021. Apenas em 2022 foram 329 pessoas capacitadas, sendo 110 em Sorocaba.
A unidade, que irá percorrer outros municípios do Sul do país nas próximas semanas, deve voltar a SP em abril, podendo beneficiar cidades do Norte e do Noroeste paulista.
O projeto, desenvolvido por meio de um Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a ABGD, também vai ao encontro das metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas, auxiliando para o cumprimento do Acordo de Paris e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, da ONU e das quais o Governo de SP aderiu em 2021, e que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.
Como funciona
As inscrições podem ser feitas por meio do site https://www.roadshowhuaweisolar.com.br e no respectivo dia do treinamento, de acordo com o número de vagas disponíveis. Para efetivar, é solicitado levar 1 kg de alimento não perecível, no dia do treinamento, que é doado pela ABGD a uma instituição local.
As aulas são ministradas em uma sala de aula adaptada, construída dentro da unidade móvel. O veículo também conta com cozinha e lavanderia com sistema de microgeração on-grid e off-grid real, utilizadas para atividades demonstrativas.
São quatro horas de treinamento, que incluem noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Os alunos com interesse em obter a certificação de instaladores são encaminhados para uma capacitação integral, oferecida pelo SENAI e por outras instituições de ensino.
Participantes
Também marcaram presença na agenda em Sorocaba o presidente do Conselho Gestor da ABGD, Carlos Evangelista; o coordenador de Energias Elétrica e Renováveis da SIMA, José Ricardo Mafra Amorim; o gerente da Risen Solar Technology no país, Ricardo Marchezini; e o gerente de Soluções da Huawei Digital Power Brasil, Nelson Stanisci. Ambas as empresas, ao lado da Charles Stewart Mott Foundation e da Solfácil, patrocinam o projeto.