Com acordo renovado, projeto itinerante de energia solar chega a novos municípios de SP
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) renovaram a parceria firmada em maio de 2021 para estimular o uso de energia solar fotovoltaica em São Paulo. A iniciativa, que segue em 2022, tem como objetivo expandir a capacitação e fomentar o setor de geração distribuída (GD) no estado.
Nesta sexta-feira (19/11), o secretário estadual Marcos Penido, o presidente cessante da ABGD, Carlos Evangelista, e o presidente eleito para a gestão 2022-2023, Guilherme Chrispim, assinaram o termo aditivo ao acordo de cooperação. A assinatura ocorre às vésperas de o estado atingir a marca de 1 GW de potência instalada em sistemas de GD.
O acordo, válido até 27 de maio de 2022, prevê especialmente a realização do projeto itinerante Road Show Huawei Solar em novos municípios paulistas. Em 2021, o programa passou por 13 cidades do Vale do Ribeira e por Campinas, capacitando 319 pessoas. A iniciativa está alinhada às políticas do governo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover um meio ambiente mais sustentável.
“O Estado não poderia deixar de dar andamento a esse trabalho, que já contabiliza importantes resultados e ainda fomenta a economia por meio de fontes renováveis, uma tendência crescente”, destacou o secretário Marcos Penido.
Carlos Evangelista reforçou a relevância do projeto:
“O convênio é renovado às vésperas de o estado atingir 1 GW em geração distribuída, sendo 98,5% fotovoltaica. O Road Show Solar é um exemplo do crescimento do setor e da necessidade de projetos educacionais que formem profissionais capacitados.”
O projeto itinerante da ABGD conta com patrocínio da Huawei, Risen Solar Technology, Charles Stewart Mott Foundation e Solfácil, e já passou por outros estados do país.
Road Show Huawei Solar no Noroeste Paulista
Em dezembro, quatro municípios do Noroeste Paulista receberão a unidade móvel do Road Show Huawei Solar: Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e Bauru. O treinamento gratuito deve capacitar cerca de 240 pessoas em instalações de energia solar fotovoltaica.
As inscrições serão abertas em breve pelo site roadshowhuaweisolar.com.br e cada participante deverá doar 1 kg de alimento não perecível. O curso introdutório terá duração de quatro horas e abordará:
-
Noções básicas de regulamentação de GD;
-
Dimensionamento preliminar de projetos solares;
-
Segurança e qualidade das instalações;
-
Técnicas de vendas.
Os interessados em certificação de instaladores serão encaminhados para capacitações integrais oferecidas pelo SENAI e outras instituições.
O treinamento será realizado em uma sala de aula adaptada dentro de uma unidade móvel equipada com cozinha e lavanderia, com sistemas de microgeração on-grid e off-grid, usados para demonstrações práticas.
Sucesso no Vale do Futuro
No primeiro semestre de 2021, o projeto passou por cidades do Vale do Ribeira, integradas ao Programa Vale do Futuro, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), que visa promover o desenvolvimento sustentável da região. O Road Show recebeu apoio internacional e foi selecionado pelo The Climate Group, garantindo um aporte de US$ 10 mil do Future Fund, fundo voltado a ações de mitigação das mudanças climáticas.
Contribuição para metas climáticas
A iniciativa também está alinhada às metas da Política Estadual de Mudanças Climáticas, contribuindo para o cumprimento do Acordo de Paris, das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, adotadas pelo Governo de SP, além dos compromissos firmados na COP26.