Rio Grande do Sul supera marca de 2 GW em geração própria de energia
Nesta quinta-feira (23/02), o Rio Grande do Sul se tornou o terceiro estado do país a ultrapassar 2 GW de capacidade instalada em geração própria de energia elétrica, também conhecida como Geração Distribuída (GD). Agora, o estado se junta a Minas Gerais, que possui 2,5 GW, e São Paulo, com 2,4 GW.
O Rio Grande do Sul também se destaca na quantidade de unidades consumidoras (UCs) — casas, apartamentos, comércios e outros estabelecimentos — que se beneficiam da geração própria de energia. O estado alcançou 225 mil UCs, ultrapassando Minas Gerais (223 mil) e ficando atrás apenas de São Paulo, que lidera com 280 mil.
“A GD se consolidou ao longo dos últimos anos, especialmente em 2022, como a modalidade de energia que mais cresce no Brasil. É importante começar o ano alcançando novos marcos, como o aumento da potência instalada e do número de UCs, caso do Rio Grande do Sul. O estado vem evoluindo rapidamente e deve avançar ainda mais em 2023”, avalia Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).
Em pouco mais de um ano, o estado dobrou sua capacidade de geração, passando de 1 GW em dezembro de 2021 para 2 GW em 2023. Atualmente, todos os 497 municípios gaúchos contam com sistemas de geração própria de energia. As cidades com maior potência instalada são:
Caxias do Sul – 77,4 MW
Novo Hamburgo – 47,2 MW
Santa Maria – 44,2 MW
A energia solar é a principal fonte utilizada pelos prossumidores gaúchos (produtores e consumidores de energia), representando 1,9 GW (98,3%) da potência total. Em seguida vêm as mini e micro termelétricas (UTE), com 15,8 MW, e as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH), com 3,1 MW.
“Nos próximos anos, ampliar a diversificação das fontes de geração distribuída será um dos grandes desafios do setor. Precisamos aproveitar melhor as oportunidades em biomassa e resíduos sólidos urbanos”, destaca Chrispim.
Entre as classes de consumo, o setor residencial lidera, com 952,9 MW, seguido pelo comercial (478,5 MW), rural (365,5 MW) e industrial (153,8 MW).
Sobre a ABGD
A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) é a maior entidade brasileira do setor de energias renováveis, reunindo mais de 1.000 empresas associadas — entre integradores, fabricantes, distribuidores, EPCs, provedores de soluções e profissionais do setor.
Fundada em 2015, a ABGD atua para representar e fortalecer as empresas de micro e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, promovendo a sustentabilidade, eficiência energética, segurança jurídica e previsibilidade de custos.
📞 Assessoria de Imprensa – SP4 Comunicação Corporativa
Carlos Moura – (11) 98243-9332 – carlos.moura@sp4com.com.br
Heloisa Pereira – (11) 98582-6105 – heloisa.pereira@sp4com.com.br