| Luiz Fernando Leone Vianna assume interinamente a presidência executiva; executivo do setor elétrico é Vice-Presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia e Vice-Presidente do Conselho da ABGD. |
| São Paulo, 30 de janeiro de 2026 – A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) anuncia Luiz Fernando Leone Vianna como Presidente Executivo interino da entidade, função que acumula com a vice-presidência do Conselho da ABGD. Vianna é Vice-Presidente Institucional e Regulatório do Grupo Delta Energia. Ao longo de sua trajetória no setor elétrico, exerceu a presidência da Copel, a diretoria-geral brasileira de Itaipu e a presidência da APINE (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica).
“A ABGD tem uma agenda muito objetiva para este ciclo: contribuir tecnicamente para o aprimoramento do ambiente regulatório e ampliar ainda mais o diálogo com agentes públicos e privados, com foco em segurança jurídica, previsibilidade e no avanço responsável da geração distribuída”, afirma Vianna. GOVERNANÇA APRIMORADAEm Assembleia Geral da ABGD realizada em 12/12/25, foram eleitos os dezesseis Conselheiros do Conselho Deliberativo para o biênio 2026/2027, representando grandes empresas do setor: Athon Energia, Atua Sustentabilidade, AXS Energia, Brasol Energia, Bulbe Energia, Comerc Energia, Delta Energia, D3 Energias Renováveis; Evolua Energia; GDSun, Hy Brazil Energia; Ineer Energia; Matrix Energia; Órigo Energia, , Solargrid e Thopen Energy. O novo Conselho, na mesma data reelegeu como Presidente do Conselho, o Eng. José da Costa Carvalho Neto e como Vice-Presidente o Eng. Luiz Fernando Leone Vianna. O Eng. José da Costa , executivo com sólida e reconhecida trajetória no setor elétrico, foi Presidente da Cemig, da Eletrobras e ocupou posições de liderança em empresas e entidades do setor de energia no Brasil e no exterior, além de atuar como Sócio-Diretor da D3 Energias Renováveis. A nova Diretoria Executiva será escolhida depois de consulta ao mercado. Com o pedido de demissão do ex-Presidente-Executivo Carlos Evangelista, o Conselho em reunião realizada em 21/01/26, por indicação do Presidente do Conselho José da Costa, elegeu o Eng. Vianna, como Presidente Executivo interino.
A nomeação ocorre após um marco relevante da ABGD, que completou 10 anos de atuação em 2025. Nesse período, a entidade consolidou-se como uma das principais representantes do setor de geração distribuída no País, com participação ativa em debates regulatórios e articulação institucional, além de contribuir para a promoção de um modelo energético mais descentralizado, inovador e sustentável. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geração distribuída soma hoje mais de 44 GW de potência instalada, com cerca de 3,9 milhões de sistemas em operação e aproximadamente 21 milhões de brasileiros beneficiados.
Sobre a ABGDA Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) é a principal entidade representativa do setor de energias renováveis com foco em geração distribuída no Brasil. Fundada em 2015, abrange toda a cadeia produtiva de equipamentos e serviços do segmento. Atua de forma estratégica na defesa dos interesses do setor junto a órgãos reguladores, instituições governamentais e sociedade civil, promovendo políticas públicas, inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental, eficiência energética e a democratização do acesso à energia limpa. A ABGD tem sido protagonista no avanço da geração própria de energia no país, impulsionando o crescimento do mercado e fortalecendo a transição energética brasileira. A ABGD mantém seu compromisso com a defesa técnica, econômica e regulatória da geração distribuída e com o fortalecimento de um sistema elétrico mais moderno, resiliente e descentralizado.
SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ABGD Ana Acocella – ana.acocella@sp4com.com.br – (11) 97880-8608 |