Maior encontro empresarial da história entre Brasil e Colômbia discute desenvolvimento e transição energética

ABGD participou do Fórum que contou com a presença dos presidentes de ambos os países e reuniu mais de 500 empresários

O Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, realizado em Bogotá, nesta quarta-feira (17/4), registrou um marco histórico ao reunir os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Petro, junto com mais de 500 empresários dos maiores e mais promissores setores econômicos de ambos os países. Representando a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o diretor jurídico da associação, Einar Tribuci, esteve presente.

O evento, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a ProColombia, destacou temas cruciais para o crescimento da economia, como tecnologia e serviços, nova indústria e transição energética, além de segurança alimentar. 

De acordo com diretor jurídico da ABGD, a importância da transição energética para o desenvolvimento dos países esteve em destaque. “A complexidade desse processo, decorrente do projeto do sistema energético elaborado há mais de 50 anos, sem prever as fontes renováveis disponíveis hoje, foi um dos principais temas em discussão”, afirmou. Ele ressaltou ainda o grande desafio atual de viabilizar o transporte dessa energia renovável dos locais de geração para os centros de consumo, enfrentando obstáculos significativos na infraestrutura da rede de distribuição. 

O Fórum Colômbia-Brasil abordou também a possibilidade de uma integração continental de energia, conectando países e otimizando a utilização de recursos energéticos com menor pegada de carbono e custo reduzido, visando garantir um acesso mais amplo e equitativo à energia para todos.

Segundo informações da ApexBrasil, em 2023, o Brasil registrou recordes históricos de exportação, totalizando US$ 339,7 bilhões, e o primeiro trimestre de 2024 apresentou números igualmente expressivos, com US$ 78,3 bilhões exportados.

Com relação à América do Sul, a região foi o terceiro principal destino das exportações brasileiras em 2023. A Colômbia, como terceiro principal parceiro comercial do Brasil na região, representa um potencial significativo para ampliar ainda mais as relações econômicas entre os dois países, destacando-se como um dos mercados estratégicos para as exportações brasileiras.