Blog

Impactos da pandemia na GD: como o setor de geração distribuída reagiu

Impactos da pandemia na GD

Impactos da pandemia na GD: pesquisa da ABGD revela cenário do setor

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) realizou uma pesquisa com suas empresas associadas para avaliar os impactos da pandemia na GD. O levantamento mostrou que 73,4% das empresas tiveram redução no faturamento durante a crise sanitária, enquanto 18,8% mantiveram a receita estável e 7,8% registraram aumento.

“O objetivo da pesquisa é compreender o cenário enfrentado pelas empresas e como estão reagindo a essa nova realidade”, explica Carlos Evangelista, presidente da ABGD.

O estudo também destacou os principais desafios enfrentados pelas empresas. A mão de obra é o maior custo para 79,7% dos entrevistados. Apesar disso, 51,6% das empresas ainda não adotaram medidas de redução de custos. Entre as estratégias aplicadas, 20,3% suspenderam contratos, 15,6% concederam férias coletivas e 12,5% reduziram jornadas e salários. Além disso, 36% recorreram a empréstimos para atravessar a fase crítica.

A ABGD projeta uma retomada do setor no segundo semestre, após o fim do isolamento social. Segundo a associação, a crise sanitária também trouxe maior conscientização ambiental, aumentando o interesse por soluções de energia limpa e sustentável. “Em tempos de crise, a população percebe com mais clareza a importância da sustentabilidade, seja do ponto de vista econômico, ambiental ou social”, conclui Evangelista.

Compartilhe este post:

Posts relacionados

Entre em contato com um especialista