Certificação Responsável de Empresa de Projetos e Instalação de Painéis Fotovoltaicos.
A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e o Instituto Totum, que conta com sólida experiência em certificação de pessoas, uniram-se para elaborar um programa de certificação capaz de contribuir com a disseminação das melhores práticas e técnicas de instalação de sistemas de geração de energia solar e aprimorar a segurança dos sistemas.
A Certificação para Responsável de Empresa de Projeto e Instalação de Painéis Fotovoltaicos tem como objetivo certificar os profissionais deste segmento com base nas normas e legislações aplicáveis, para que eles possam comprovar ao mercado seus conhecimentos e qualificações. Dessa forma, a certificação é um diferencial que agrega valor aos profissionais e suas empresas, ao mesmo tempo em que promove um ambiente de negócios no qual os clientes podem selecionar seus fornecedores a partir de critérios que vão além do preço, como a qualidade e a segurança!
Podem obter a certificação os profissionais especializados que atuam nas instalações e manutenções de Painéis Fotovoltaicos. Emitida pelo Instituto Totum, a certificação é oferecida em uma única modalidade e tem prazo de validade de 3 anos. Vencendo a data de validade da certificação, há necessidade de realização de nova prova para renovação da certificação.


O que é preciso para obter a certificação:


- O profissional deve possuir no mínimo graduação em nível superior, ou possuir formação como técnico industrial com habilitação em eletrotécnica/eletromecânica.
- A idade mínima para realização da prova é de 18 anos.
- O não atendimento completo aos requisitos de educação formal pode ser substituído por experiência prática de mais de 5 anos no setor, conforme avaliação do Instituto Totum.
- O profissional deverá aceitar as regras da Certificação através da plataforma online de provas.
- Para aprovação na Certificação, além da aprovação no exame (prova), o profissional poderá passar por um processo de auditoria.
- Para realização da prova, o profissional será responsável pelos equipamentos eletrônicos utilizados, sendo que o Instituto Totum recomenda:

1. Computador com Sistema de câmera e microfone, Sistema Operacional atualizado, de preferência com Windows 10 ou MacOS Mojave ou superior;
2. Navegador de internet atualizados, de preferência Google Chrome, Safari e Mozilla Firefox, nas versões mais atualizadas.



Como se inscrever:


A inscrição do profissional implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas abaixo:
O Instituto Totum não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem recebimento da inscrição.
Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

A certificação é importante para estimular a qualificação do mercado e também para dar maior segurança ao consumidor, que poderá escolher empresas reconhecidamente comprometidas com as melhores práticas disponíveis e com as normas de segurança vigentes