Blog

Brasil alcança 21 GW em Geração Distribuída e chega a 99% dos municípios

21 GW

Geração Distribuída no Brasil atinge 21 GW e chega a 99,2% dos municípios

Na última sexta-feira (12), o Brasil alcançou a marca de 21 gigawatts (GW) de capacidade em geração própria de energia elétrica, também conhecida como Geração Distribuída (GD). Com essa potência, a GD poderia abastecer aproximadamente 10,5 milhões de residências, ou 42 milhões de pessoas – quase 20% da população brasileira. Além disso, essa modalidade de energia já está presente em 99,2% dos municípios do País.

Segundo Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), “a geração própria de energia vem ganhando cada vez mais importância no sistema elétrico nacional. Além do crescimento da GD, é preciso destacar sua contribuição socioambiental, por se tratar de uma energia limpa e renovável, puxada principalmente pela fonte solar, presente em quase todas as cidades brasileiras”.

A energia solar responde atualmente por 98,7% da GD. Considerando a potência total de energia solar no Brasil, a geração distribuída representa 21 GW dos 29 GW existentes, ou seja, 72% do total. “Sem a GD, a energia solar, que hoje ocupa a segunda posição na matriz elétrica nacional, certamente perderia espaço nesse ranking”, destaca Chrispim.

Além de democratizar o acesso à energia, a GD contribui para reduzir a necessidade de construção de novas usinas térmicas e gera novas oportunidades de emprego em todas as regiões onde está presente. A modalidade também fortalece a segurança do sistema elétrico, permitindo que o Brasil enfrente períodos de baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas sem necessidade de racionamento ou aumento significativo das bandeiras tarifárias. “Sem a GD, certamente a energia seria mais cara para a população”, reforça o presidente da ABGD.

Entre os consumidores beneficiados pela GD, quase metade (49,9%) é residencial, seguida pelo setor comercial (27,5%), rural (14,6%) e industrial (7%). Atualmente, existem 1,9 milhão de usinas de microgeração e minigeração distribuídas pelo País, atendendo 2,5 milhões de unidades consumidoras (UCs). Cada UC representa uma residência, um comércio ou outro imóvel abastecido por micro ou mini usinas utilizando fontes renováveis.

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) é a maior associação brasileira do setor de energias renováveis, com mais de 1.000 empresas associadas – entre provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais do setor. Fundada em 2015, a ABGD representa seus associados junto a órgãos governamentais, entidades de classe e reguladores, além de promover a difusão da GD em toda a sociedade, incorporando conceitos de sustentabilidade, eficiência energética e previsibilidade de custos.

Compartilhe este post:

Posts relacionados

Entre em contato com um especialista