A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) darão continuidade, em 2022, à parceria, firmada em maio de 2021, com o objetivo de estimular o uso de energia solar fotovoltaica em território paulista.

Para isso, nesta sexta-feira (19 de novembro), o secretário estadual Marcos Penido, o presidente cessante da ABGD, Carlos Evangelista, e o presidente da Associação eleito para a gestão 2022-2023, Guilherme Chrispim, se reuniram para assinar o termo aditivo ao acordo de cooperação, que acontece às vésperas do estado atingir a marca de 1 GW de potência instalada em sistemas de geração distribuída (GD).

A parceria, que agora tem validade até 27 de maio de 2022, trata especialmente da realização do projeto itinerante Road Show Huawei Solar em outros municípios paulistas. Em 2021, a Secretaria e a ABGD promoveram capacitação em energia renovável em 13 cidades do Vale do Ribeira e em Campinas.

No total, 319 pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa, que está em consonância com as medidas do Governo para mitigar os efeitos das mudanças climáticas em prol de um meio ambiente mais sustentável.

"O Estado não poderia deixar de dar andamento a esse trabalho, que já contabiliza importantes resultados e que ainda contribui para fomentar a economia por meio do uso de fontes renováveis, o que é tendência", destacou o secretário Marcos Penido.

"O convênio é renovado às vésperas de o estado de São Paulo atingir a marca de 1 GW de potência instalada em sistemas de geração distribuída (GD), sendo 98,5% fotovoltaicos. Esse é um exemplo do crescimento do setor, que se dará por todo o país, o que impõe a necessidade de um projeto educacional como o Road Show Solar", afirmou Carlos Evangelista, presidente da ABGD.

O projeto da Associação, que já passou por outros estados, conta com o patrocínio da empresa de tecnologia Huawei, da Risen Solar Technology, Charles Stewart Mott Foundation e da Solfácil.

Projeto no Noroeste Paulista

Em dezembro, quatro municípios do Noroeste Paulista receberão o Road Show Huawei Solar, projeto itinerante da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e que recebe apoio do Estado para estimular o mercado de energias renováveis: Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e Bauru. Realizado em veículo equipado com energia solar, a expectativa é capacitar 240 pessoas gratuitamente.

Os inscritos participarão de um curso introdutório de instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica. As inscrições serão abertas em breve por meio do site https://www.roadshowhuaweisolar.com.br. No respectivo dia do treinamento, os inscritos terão que doar 1 kg de alimento não perecível.

As aulas serão realizadas em uma sala de aula adaptada, construída dentro de uma unidade móvel e que conta com cozinha e lavanderia com sistema de microgeração on-grid e off-grid real, utilizadas para atividades demonstrativas.

Serão quatro horas de treinamento, que incluem noções básicas de regulamentação de geração distribuída de energia elétrica, dimensionamento preliminar de projetos solares fotovoltaicos, segurança e qualidade das instalações e vendas. Os alunos que tiverem interesse em obter a certificação de instaladores serão encaminhados para a capacitação integral, oferecida pelo SENAI e por outras instituições de ensino.

Vale do Futuro

No 1º semestre deste ano, a ação passou por cidades do Vale do Ribeira, que integram o Programa Vale do Futuro, que, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de uma das regiões mais carentes de SP.

O projeto obteve apoio internacional e foi selecionado pelo The Climate Group para receber um aporte de US$ 10 mil do Future Fund, fundo que contribui com medidas para minimizar os impactos das mudanças climáticas.

Metas Climáticas

O projeto apoiado pela SIMA vai ao encontro das metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas, contribuindo para o cumprimento do Acordo de Paris e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, das quais o Governo de SP aderiu em 2021, e também aos compromissos destacados durante a Conferência das Partes (COP26), realizada na Escócia entre o final de outubro e início de novembro.

Tag: GD Geração distribuida Gdparatodos