Blog

Amazonas alcança 100 MW em Geração Distribuída

100 MW

Amazonas atinge 100 MW em Geração Distribuída

Na última quarta-feira (08), o Amazonas alcançou a marca de 100 megawatts (MW) em geração própria de energia elétrica, também conhecida como Geração Distribuída (GD). Atualmente, os sistemas de GD estão presentes em 38 (61,2%) dos municípios amazonenses, com Manaus liderando em potência instalada (92,4 MW), seguida por Iranduba (3,4 MW). Em pouco mais de um ano, o estado dobrou sua capacidade de geração própria, passando de 50 MW em janeiro de 2022 para 100 MW nesta data.

“A GD se consolidou ao longo dos últimos anos como a modalidade de energia que mais cresce no Brasil. É importante iniciar o ano alcançando novos marcos e ampliando a potência em geração distribuída, como é o caso do Amazonas. O estado vem evoluindo significativamente e ainda possui grande potencial de crescimento nos próximos anos”, afirma Guilherme Chrispim, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).

A energia solar domina entre os prossumidores amazonenses, representando 99,9% da capacidade instalada. No perfil de consumo, as residências são predominantes, com 50,9 MW, seguidas por estabelecimentos comerciais, com 41,9 MW.

“Nos próximos anos, ampliar a diversificação das fontes utilizadas na GD será um dos desafios do setor. É preciso explorar melhor as oportunidades em biomassa e resíduos sólidos urbanos, por exemplo”, acrescenta Chrispim.

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) é a maior entidade do setor de energias renováveis no Brasil, reunindo mais de 1.000 empresas associadas, incluindo provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes e profissionais ligados à geração distribuída. Fundada em 2015, a ABGD atua na defesa de seus associados junto a órgãos governamentais, entidades de classe e reguladores, promovendo também a difusão da GD em todo o país com foco em sustentabilidade, eficiência energética, retorno financeiro e previsibilidade de custos para consumidores.

Compartilhe este post:

Posts relacionados

Entre em contato com um especialista