ABGD reúne-se com ONS para discutir a inclusão de centenas de GW de energia solar no sistema elétrico

Os representantes da entidade indicaram ao órgão a necessidade de aprimoramento dos modelos de compartilhamento de energia, a atualização dos sistemas de transmissão e distribuição e a revisão de custos. 

Nesta segunda-feira, 24, três representantes da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) participaram de uma reunião presencial com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Rio de Janeiro, para discutir a liberação de centenas de gigawatts (GW) de energia solar provenientes da geração distribuída (GD) nas redes de distribuição e transmissão do setor.

 

De acordo com Carlos Café, vice-presidente da ABGD, “há uma quantidade muito grande de projetos de energia solar em andamento por todo o País, em especial para geração própria de energia. Para promover a concorrência leal, levamos ao ONS as reformas que julgamos necessárias para conexão da GD aos sistemas de distribuição e à rede básica, levando em conta a necessidade de processos e de regras padronizadas”.

 

Durante a reunião, a ABGD indicou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico a necessidade de aprimoramento dos modelos de compartilhamento de energia, a atualização dos sistemas de transmissão e distribuição e a revisão de custos. “Essas iniciativas irão facilitar a conexão à rede e garantir a operação segura de todo o sistema elétrico brasileiro”, ressalta Café.

 

As iniciativas de cooperação com o ONS e com os demais agentes do setor elétrico incluem, ainda, a realização de novos debates com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do setor no Brasil. Além de Carlos Café, participam do encontro, representando a ABGD, Flavio Wacholski, Diretor de Relações Institucionais e Conselhos Profissionais, e Vinicius Ayrão, conselheiro da entidade.

 

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ABGD

Carlos Moura – (11) 98243-9332 – carlos.moura@sp4com.com.br

Heloisa Pereira – (11) 98582-6105 – heloisa.pereira@sp4com.com.br