ABGD organiza abaixo-assinado em favor dos brasileiros que querem gerar a própria energia renovável

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) abriu, no último dia 09, um abaixo-assinado, que será endereçado ao Presidente da República, alertando sobre a condução da revisão da Resolução Normativa 482/2012, que regula a geração distribuída, modalidade que permite ao consumidor gerar a própria energia.

No sistema de compensação de energia, o insumo produzido e não utilizado pelo consumidor é injetado na rede e vira um “crédito de energia”. A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pode incluir a taxação da energia injetada na rede por quem faz geração distribuída em percentuais que vão de 28% a 45% para remunerar o uso da rede.

“Resolvemos sensibilizar também o poder executivo, porque as mudanças podem prejudicar os 83 milhões de consumidores de energia elétrica que podem migrar para a geração própria de energia renovável”, explica Carlos Evangelista, presidente da ABGD.

A produção de energia junto ou próxima à carga traz diversos benefícios ao sistema elétrico nacional, como o aumento de geração renovável, redução de perdas e postergação na necessidade de investimentos em distribuição e transmissão, entre outros. As vantagens são inúmeros, tornando injusta a proposta de taxação dessa energia. A expectativa da Associação é conseguir 100 mil assinaturas, quando esse marco for atingido, o documento será enviado ao planalto.

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) foi fundada em 2015 para dar legitimidade às demandas de empresas dedicadas à micro e minigeração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. A ABGD representa e defende cerca de 800 associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores, agentes do setor, e mais do que isso, trabalha na difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, segurança jurídica, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no mesmo local.

 

Participe do abaixo-assinado: http://chng.it/RbKYdRTdqL

Notícias relacionadas