ABGD cria cinco Diretorias para ampliar atendimento e acompanhar evolução do setor

Após ultrapassar a marca de mil empresas associadas, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) deu início a um processo de reorganização da estrutura de Diretorias Regionais e Temáticas que resultou, no mês de maio, na criação de cinco novos núcleos de gestão. “O crescimento da entidade acompanha a evolução do setor. Assim, para continuar mantendo o atendimento de qualidade e a capacidade de antecipar movimentos de mercado, estamos ampliando o quadro de diretores regionais e temáticos”, explica Guilherme Chrispim, presidente da ABGD. 

Em franca expansão, a geração distribuída (GD) acaba de ultrapassar a marca de 11 gigawatts (GW) de potência instalada, ou o equivalente à usina de Belo Monte. No final de maio, a marca foi alcançada com a impressionante soma de 2,5 GW instalados desde o início de 2022.

Para aprimorar a disposição territorial de gestores, foram criadas as Diretorias Regionais do Piauí e do Maranhão, dirigidas por Jean Cantalice e Patryckson Santos. A Diretoria Regional do Ceará passa aos cuidados de Sydney Ipiranga.

Entre as Diretorias Temáticas, três núcleos de gestão foram criados: Treinamento e Capacitação, dirigida por Fábio Furtado; Relacionamento com o Integrador, gerenciada por Tiago Fraga; e Projetos Especiais, sob comando de Aurélio Souza. Na Diretoria de Relações Institucionais e Conselhos Profissionais, Flávio Wacholski foi reconduzido ao cargo.

Também conselheiro da ABGD, o diretor de Relacionamento com o Integrador, Tiago Fraga, destaca que a expansão é importante para o crescimento qualificado do setor da geração própria de energia. “As demandas estão aumentando, principalmente as pleiteadas pelos integradores, sendo dificuldades de conexão nos sistemas da rede e homologação as mais recorrentes. Com esse novo organograma, a ABGD vai intensificar o trabalhado para solucionar essa e outras dificuldades”, afirma Fraga.

Para mais informações sobre geração distribuída ou conhecer meios para se associar, acesse o site da ABGD: https://www.abgd.com.br/portal/

 

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 950 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. 

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

 

 

SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ABGD

Paulo Fortis – (11) 99629-9241 – paulo.fortis@sp4com.com.br
Heloisa Pereira – (11) 98582-6105 – heloisa.pereira@sp4com.com.br

 

Notícias relacionadas