O presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, integra a delegação brasileira presente em Dubai para a EXPO 2020 (realizada em 2021) e para um evento coordenado por uma grande multinacional chinesa, que reúne as principais empresas brasileiras atuantes em Geração Distribuída (GD), transição energética e fontes renováveis de energia.
Entre os temas em destaque está o Global Digital Summit 2021 – Huawei, que aborda o desafio de garantir energia sustentável para data centers cada vez maiores, utilizando fontes limpas e sistemas fotovoltaicos de produção local (GD).
“Além do processo de transição energética, o mundo enfrenta o desafio de depender cada vez mais da tecnologia. Com o avanço do 5G e, consequentemente, da Internet das Coisas, assegurar o fornecimento de energia é uma preocupação global — e o Brasil não pode adiar as ações necessárias para estar à frente desse novo cenário”, destaca Carlos Evangelista, presidente da ABGD.
Além da ABGD, o Brasil está representado por André Pepitone da Nóbrega, diretor-geral da ANEEL; Lafayette de Andrada, deputado federal; Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, presidente do INMETRO; e Marcelo Nascimento Cabral, representante do MME, entre outros.
Também acompanham o evento a Dra. Marina Meyer, diretora jurídica da ABGD, e Heber Galarce, diretor de relações governamentais da ABGD e presidente do INEL, ambos coordenadores da participação brasileira no evento.