Durante o 12º Fórum de Geração Distribuída – Região Sudeste, realizado em São Paulo na quinta-feira (10/03), a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e o Instituto Totum assinaram um termo que inclui a geração distribuída (GD) de energia fotovoltaica no Programa Brasileiro de Energia Renovável, garantindo o selo de certificação para a tecnologia.
O Instituto Totum, certificador acreditado pela Secretaria de Previdência Social (SPREV), é responsável pela emissão do certificado de energia renovável, o I-RECs. Esses títulos permitem o rastreamento dos atributos ambientais da energia, facilitando a contabilidade confiável de carbono para Escopo 2, compatível com padrões internacionais. A iniciativa representa mais um avanço na consolidação da energia fotovoltaica no Brasil.
O programa de certificação existe há 10 anos, e o Instituto Totum é o único autorizado a conceder essa chancela, garantindo a origem sustentável da energia produzida e comercializada. Para a ABGD, a inclusão da GD no programa de certificação aumenta a competitividade das empresas e indústrias do setor. A associação também trabalha em outros projetos junto ao Instituto Totum, incluindo a futura emissão de certificados para integradores e instaladores, ampliando o reconhecimento e a credibilidade do segmento.