Inédita no setor de Geração Distribuída, internalização de equipes já está em vigor nas 67 usinas da empresa em 17 estados do país
São Paulo, junho de 2024 – A GDSUN, empresa referência em Geração Distribuída (GD) de energia solar no Brasil, anuncia uma transformação inédita em sua operação: a internalização completa das equipes de operação e manutenção de suas usinas. A iniciativa já está em vigor nas 67 unidades da empresa, totalizando 172,2 MWp, distribuídas por 17 estados, e estabelece um novo padrão de eficiência e qualidade no setor.
No segundo semestre de 2023, desafios relacionados à terceirização da mão de obra, especialmente em custos e qualidade, motivaram a empresa a buscar uma solução mais estratégica. Na época, com 50 usinas em operação e projeção de crescimento para 70, a GDSUN iniciou um plano para aprimorar o atendimento aos clientes e fortalecer sua competitividade no mercado de geração distribuída.
A internalização das operações tornou a GDSUN pioneira no Brasil nesse modelo para o setor de GD. O processo foi executado em quatro fases, entre dezembro de 2023 e março de 2024, com a contratação de 80 profissionais entre técnicos e mantenedores. O quadro de colaboradores da empresa cresceu 91% entre 2023 e 2024, envolvendo áreas como Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Procurement e Jurídico, e consolidando competências internas estratégicas.
Investimentos também foram realizados em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), benefícios e treinamentos contínuos para a equipe. Estudos internos indicam potencial de economia operacional entre 25% e 30%, além de ganhos significativos em qualidade e eficiência.
“Essa medida não só elevou a eficiência operacional da GDSUN, como também melhorou a qualidade de vida dos nossos colaboradores. Seguimos comprometidos em inovar e oferecer um ambiente de trabalho seguro e produtivo”, afirma Danilo Barros, Diretor de Operações da empresa.
A internalização reforça ainda o compromisso da GDSUN com a responsabilidade social e sustentabilidade, mantendo empregos locais, garantindo segurança do trabalho e cumprimento de normas trabalhistas, e promovendo o desenvolvimento profissional da equipe.
Com esta iniciativa, a GDSUN consolida um novo padrão de excelência no setor de geração distribuída no Brasil, reafirmando seu compromisso com inovação, sustentabilidade e qualidade operacional.
Sobre a GDSUN
A GDSUN é uma subsidiária integral do Franklin Servtec Energia FIP, fundo de investimentos privado dedicado ao setor de geração de energia no Brasil, iniciado em 2017. O fundo é cogerido pela Franklin Templeton Alternatives e pela Servtec Energia, combinando experiência em gestão de recursos, negócios e conhecimento técnico no setor energético.
Desde 2020, a GDSUN atua em todas as etapas do ciclo de vida de plantas solares, incluindo desenvolvimento, construção, operação e manutenção, com atuação no mercado cativo e participação no sistema de compensação de créditos de minigeração distribuída.