Blog

ABGD reúne-se com o deputado federal Lafayette de Andrada para discutir PLs em andamento no Congresso

O encontro, que contou com a participação de outras entidades do setor elétrico, faz parte das iniciativas do segmento para contribuir com a construção de um mercado de energia mais moderno

Nesta segunda-feira (13), a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e outras entidades do setor de energia realizaram uma reunião com o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos/MG) para alinhar esforços em prol dos Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional referentes ao segmento energético. A convite da ABGD, participaram do encontro a Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH), Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) e Movimento Solar Livre (MSL).

De acordo com Carlos Evangelista, presidente do Conselho da ABGD, “a reunião é um importante passo para a convergência de objetivos entre as associações do setor de energia, que estão alinhadas em prol de um objetivo comum: defender a melhoria do ambiente regulatório e incentivar o desenvolvimento sustentável do setor. A expectativa é que a união das associações possa aumentar a efetividade das iniciativas e contribuir para a construção de um setor de energia mais moderno, eficiente e sustentável”.

Durante o encontro, realizado de forma online, foram abordados os Projetos de Lei de número 2703, que entre outros itens estende em mais 6 meses o prazo para solicitação de acesso, e 1709, que corrige itens da Lei 14.300/22. Além deles, foram discutidos também os Projetos de Decreto Legislativo (PDL) de número 59, que visa suspender determinados trechos da Resolução Normativa 1.000/2021 da ANEEL, e 65, que susta efeitos de partes da regulação da Lei 14.300.

Ao longo da reunião, representantes de cada associação apresentaram suas perspectivas sobre os projetos de lei e discutiram como trabalhar juntos para impulsionar iniciativas que possam trazer benefícios para o setor de energia como um todo. Os participantes também discutiram estratégias para aumentar a visibilidade dos Projetos de Lei em questão e mobilizar apoiadores para contribuir com o debate no Congresso.

Entre os principais temas debatidos, destaque para a regulamentação da geração distribuída, incentivos para fontes renováveis de energia e a modernização do setor elétrico. As associações destacaram, durante o encontro, a importância de unir esforços para fortalecer a defesa dos interesses do setor perante os poderes legislativo e executivo.

 

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

SP4 Comunicação Corporativa – Agência de Comunicação da ABGD

Carlos Moura – (11) 98243-9332 – carlos.moura@sp4com.com.br

Heloisa Pereira – (11) 98582-6105 – heloisa.pereira@sp4com.com.br

Compartilhe este post:

Posts relacionados

Entre em contato com um especialista