ABGD: 7 anos de trabalho para consolidar a geração própria de energia no Brasil

Modalidade que, há dois anos, mais acrescenta potência instalada ao sistema elétrico, a GD deve terminar 2022 com cerca de 16 GW, o dobro do que registrava no final de 2021

 

Nesta quarta-feira (28/9), a ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) completou 7 anos de sua fundação. Criada com o objetivo de liderar e conduzir a expansão da geração distribuída (GD) no Brasil, tornando-a acessível para uma parcela cada vez maior da população, a entidade participou do crescimento vertiginoso da geração própria de energia durante esse período.

“É gratificante para a ABGD acompanhar e poder contribuir para a consolidação da geração distribuída no Brasil. Modalidade de energia que mais acrescentou potência instalada ao sistema de energia nos últimos dois anos, a geração própria de energia deve terminar 2022 com o dobro da potência em relação a dezembro de 2021. Nenhuma outra modalidade cresce tão rápido quanto a GD no Brasil”, destaca Guilherme Chrispim, presidente da ABGD.

De setembro de 2015, quando a ABGD foi criada, até os dias atuais, o crescimento da potência instalada de geração distribuída saltou de 13 megawatts (MW) para 13,5 gigawatts (GW). O assunto passou a fazer parte da pauta regular nos debates estruturais e regulatórios do setor de energia, atraindo cada vez mais empresas e consumidores. Com a disseminação desse modelo de geração de energia limpa e renovável, que até então era pouco explorado, os benefícios da GD passaram a ser cada vez mais conhecidos.

A matriz solar, puxada pela geração própria de energia, que responde por cerca de 68% da potência dessa modalidade, alcançou a terceira posição entre as principais fontes de energia em potência instalada no País, com chances reais de alcançar, em breve, a segunda posição, ocupada hoje pela energia eólica.

Atualmente, 26 estados brasileiros e o Distrito Federal – num total de 5,5 mil municípios, ante 367 em setembro de 2015 – usam a GD. O número de consumidores que geram a própria energia cresceu, nesses 7 anos, de 2,5 mil para 1,6 milhão.

Nesse período, o setor passou por várias atualizações, com participação ativa da ABGD. A associação fez parte da fundação da Frente Parlamentar Mista de Energias Renováveis, que deu início ao desenvolvimento do Projeto de Lei (PL) 5829/19. A entidade atuou, também, na elaboração e aprovação do PL, que originou a Lei 14.300/22, responsável pelo Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída.

“O Marco Legal da GD encerrou uma trajetória de lutas do setor, além de trazer mais segurança para a geração distribuída. Durante a tramitação do PL 5829, sempre objetivamos uma redação capaz de garantir estabilidade de regras e previsibilidade de custos para o setor”, diz Chrispim.

Criada a partir de uma reunião de empresários do segmento fotovoltaico com um interesse em comum, de liderar e conduzir a expansão da geração distribuída por meio de fontes renováveis, a ABGD nasceu com o desafio de agregar valor e atender às demandas da geração própria de energia.

Uma das iniciativas lançadas pela entidade é a Certificação do Instalador Fotovoltaico. A ação, pioneira no setor, é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e tem como objetivo preparar o profissional para atuar no segmento realizando a instalação dos equipamentos solares. A certificação garante mais segurança e proteção aos instaladores, clientes e distribuidoras.

Outra ação lançada pela ABGD é a carreta-escola “Road Show Solar”, iniciativa da associação em parceria com outras empresas do mercado de energia solar. Por meio de um veículo totalmente adaptado, equipado com energia solar, o programa itinerante oferece dois cursos diferentes, sobre fundamentos dos sistemas fotovoltaicos (energia solar) e técnicas para instalação de painéis solares, à população local de diversos estados brasileiros.

Durante a primeira edição do “Road Show Solar”, realizada de maio de 2021 a abril de 2022, a carreta passou por 68 cidades, em 20 Estados e no Distrito Federal, capacitando 2.833 pessoas. Foram 31.179 quilômetros rodados – sete vezes a distância do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) – e cerca de 1.200 horas de aula.

Já a segunda edição, iniciada em junho deste ano e prevista para terminar em abril de 2023, deve percorrer cerca de 21 mil quilômetros, passando por aproximadamente 44 cidades em 20 Estados e no Distrito Federal, beneficiando mais de 4 mil pessoas.

Ainda em 2022, a entidade lançou o ABGD News, uma plataforma multimídia de produção e divulgação de conteúdo informativo, para dar visibilidade às iniciativas do setor. O projeto traz reportagens e entrevistas produzidas por uma equipe especializada de profissionais de comunicação. Grande parte do conteúdo é gravado em um estúdio próprio da ABGD, localizado em Campinas (SP).

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída. A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor. Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.