Certificação ABGD e Instituto Totum

Certificação Responsável de Empresa de Projetos e Instalação de Painéis Fotovoltaicos.

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e o Instituto Totum, que conta com sólida experiência em certificação de pessoas, uniram-se para elaborar um programa de certificação capaz de contribuir com a disseminação das melhores práticas e técnicas de instalação de sistemas de geração de energia solar e aprimorar a segurança dos sistemas.

A Certificação para Responsável de Empresa de Projeto e Instalação de Painéis Fotovoltaicos tem como objetivo certificar os profissionais deste segmento com base nas normas e legislações aplicáveis, para que eles possam comprovar ao mercado seus conhecimentos e qualificações. Dessa forma, a certificação é um diferencial que agrega valor aos profissionais e suas empresas, ao mesmo tempo em que promove um ambiente de negócios no qual os clientes podem selecionar seus fornecedores a partir de critérios que vão além do preço, como a qualidade e a segurança!

Podem obter a certificação os profissionais especializados que atuam nas instalações e manutenções de Painéis Fotovoltaicos. Emitida pelo Instituto Totum, a certificação é oferecida em uma única modalidade e tem prazo de validade de 3 anos. Vencendo a data de validade da certificação, há necessidade de realização de nova prova para renovação da certificação.

O que é preciso para obter a certificação:
O profissional deve possuir no mínimo graduação em nível superior, ou possuir formação como técnico industrial com habilitação em eletrotécnica/eletromecânica.
A idade mínima para realização da prova é de 18 anos.

O não atendimento completo aos requisitos de educação formal pode ser substituído por experiência prática de mais de 5 anos no setor, conforme avaliação do Instituto Totum.
- O profissional deverá aceitar as regras da Certificação através da plataforma online de provas.
- Para aprovação na Certificação, além da aprovação no exame (prova), o profissional poderá passar por um processo de auditoria.
- Para realização da prova, o profissional será responsável pelos equipamentos eletrônicos utilizados, sendo que o Instituto Totum recomenda:
- Computador com Sistema de câmera e microfone, Sistema Operacional atualizado, de preferência com Windows 10 ou MacOS Mojave ou superior;
Navegador de internet atualizados, de preferência Google Chrome, Safari e Mozilla Firefox, nas versões mais atualizadas.

Como se inscrever:
- A inscrição do profissional implicará no conhecimento e na aceitação das normas e condições estabelecidas abaixo:
- O Instituto Totum não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem recebimento da inscrição.
- Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

Para se candidatar à Certificação, o profissional deve iniciar o processo pelo site do Instituto Totum www.institutototum.com.br, no link OPC - Certificação de Pessoas, ou pelo link direto https://www.institutototum.com.br/index.php/servicos/413-certificacao-iso17024-2, inscreva no botão abaixo.

A certificação é importante para estimular a qualificação do mercado e também para dar maior segurança ao consumidor, que poderá escolher empresas reconhecidamente comprometidas com as melhores práticas disponíveis e com as normas de segurança vigentes