A certificação para Projetistas Fotovoltaicos pretende garantir qualidade e segurança nos projetos desenvolvidos para micro geração distribuída.

Os profissionais certificados possuem CREA e cumpriram algumas exigências (carga horária mínima em cursos reconhecidos) , conhecem as normas técnicas do setor, atendem as pré-qualificações necessárias e foram aprovados em um exame teórico específico.

O desenvolvimento de uma certificação é um processo complexo e demorado, requer uma forte organização administrativa a fim de manter a sua qualidade e confiabilidade. Existem inúmeros programas de certificação no mundo; no Brasil uma das primeiras iniciativas e discussões sobre o assunto ocorreu em 2003. Analisamos e atualizamos o material desenvolvido na época e procuramos, sempre que possível, adequa-lo a realidade atual do mercado.

A certificação do profissional FV busca quatro objetivos importantes:
Fornecer um parâmetro de segurança adicional para os clientes de GD e distribuidoras de Energia, possibilitando uma referência para comparar a competência dos profissionais;
Proporcionar mais segurança e qualidade nos projetos e instalações FV (microgeração).
Melhorar a percepção de qualidade sobre os profissionais atuantes no segmento de geração distribuída;
Permitir aos profissionais e empresas do setor uma forma de se diferenciar dos concorrentes.

O processo foi estudado, desenvolvido e concebido com a preocupação de seguir a legislação brasileira, normas em vigor e diretrizes de credenciamento profissional. Os padrões usualmente utilizados por especialistas no assunto FV foram considerados e os requisitos de elegibilidade são factíveis de serem atingidos, baseado no estado atual de maturidade do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil. A ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída está preparando um programa realista, transparente, não discriminatório, não elitista, implementado com procedimentos justos, rígidos e factíveis de serem realizados.

Interessado em se qualificar nesta certificação Projetista FV preencha a pré-ficha

Benefícios da certificação para profissional FV:

Para os clientes:
Fornece um meio para identificar instaladores qualificados, capacitados e promover a confiança no trabalho que será desenvolvido.
Permite uma comparação pelo cliente, podendo diferenciar instaladores certificados de instaladores não certificados.

Para os profissionais:
Transmite confiança aos clientes se diferenciando da concorrência pela titularidade de um certificado reconhecido pelo setor.
Corrobora os investimentos feitos com capacitação e treinamento, elevando o nível do conhecimento e se atualizando com as normas em vigor.
Abre novas possibilidades ao profissional, servindo de pré-qualificação para a atuação do mesmo em outros segmentos do setor (Geração Centralizada).

Para as empresas:
Mitiga os riscos de problemas de instalação ao contratar profissionais que foram previamente qualificados e passaram por uma prova em entidade reconhecida no mercado.
Diminui os custos de seleção e treinamento de profissionais novos para a função de instalador fotovoltaico.
Diferenciar-se da concorrência ao divulgar que entre seus quadros existem profissionais treinados, capacitados e certificados por entidade de classe.

Para as seguradoras:
Podem trabalhar com taxas de risco menores.
Permite analisar com mais segurança os projetos apresentados para securitização.




Conteúdo Programatico sugerido

Material SENAI

Tabela de Titulos

CONFEA e CREA.

Escolas, cursos e Institutos sugeridos

Segue as escolas e isntitutos.