A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) firma parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para levantar recursos de 100 milhões de euros para investimentos em energia renovável no Estado. O montante foi captado pelo BDMG junto ao Banco Europeu de Investimento (BEI).

?Nossa intenção é pulverizar os financiamentos para vários projetos pequenos. E não destinar tudo para um ou dois empreendimentos grandes?, explica Walter Abreu, diretor regional da ABGD em Minas Gerais e responsável pela parceria. Abreu explica que o objetivo é fazer com que a geração distribuída seja ainda mais democratizada.

O protocolo assinado pela ABGD e o BDMG traça como meta o estímulo da microgeração distribuída nas regiões de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que incluí o norte semiárido de Minas Gerais. Também estabelece a meta de transformar a geração distribuída de energia em fonte de renda para as famílias de empreendedores urbanos e produtores rurais da região.

A parceria foi formalizada durante o seminário ?O Sol nasce para todos?, que ocorreu no último dia 12, em Montes Claros (MG). Também assinaram a parceria o Consórcio Intermunicipal Da Área Mineira SUDENE (CIMAMS) e a Associação dos Municípios da Área da SUDENE em Minas Gerais (AMAMS).

Tag: GD Geração distribuida Gdparatodos