Uma reunião de empresários do segmento FV em torno de um tema comum, Geração Distribuída com fontes renováveis, culminou com um encontro e posteriormente uma assembléia formal onde concluíram pela necessidade de uma entidade que pudesse agregar valor e atender às demandas políticas, técnicas e regulatórias que o setor necessita. Sendo assim, em 28 de setembro de 2015, vinte empresários se reuniram em São Paulo e fundaram a ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída; pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que reúne provedores de soluções, EPC´s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes tamanhos e segmentos, além de profissionais e acadêmicos do setor, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída oriunda de fontes renováveis.

A ABGD se predispõe a representar e defender os interesses de seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores, "players" do setor, e mais do que isso, trabalhar em prol da inclusão dos diferentes setores da sociedade, para se beneficiarem ativamente da Geração Distribuída, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, segurança jurídica, eficiência energética e previsibilidade de gastos, no que tange a “geração” e consumo de energia no mesmo local.

Principais Objetivos

Eliminar ou mitigar ao máximo todas as barreiras regulatórias, fiscais, políticas e econômicas que impedem a rápida expansão da geração distribuída.

Promover ativamente a geração distribuída, apresentando-a aos diversos setores da sociedade como um dos meios mais eficientes para diversificação da matriz elétrica, economia de energia, eficiência energética, sustentabilidade do meio ambiente e distribuição de renda, de maneira simples, direta e eficaz.

Divulgar instrumentos e informações para os associados maximizarem o desenvolvimento de seus negócios, aumentarem sua especialização técnica, aprimorarem seu conhecimento e minimizarem ao máximo os riscos inerentes ao negócio.

Criar e difundir padrões de excelência que garantam a segurança, alto grau de qualidade e profissionalismo em todas as instalações de geração distribuída.

Concentrar coordenar encontros entre as empresas do setor, por meio de reuniões, workshops, congressos, debates e demais meios, visando agregar valor, trocar experiências, expandir know-how e compartilhar conhecimento.

Principais Ações

Divulgar dados e fomentar o crescimento do mercado de Geração Distribuída;

Buscar a padronização das regras de conexão nas 63 distribuidoras do Brasil;

Regulamentar normas de instalação para a Geração Distribuída;

Criar uma certificação para Instaladores de Sistemas Fotovoltaicos;

Trabalhar nos agentes financeiros para um efetivo financiamento do setor;

Atuar nos fatores políticos, econômicos e tributários que afetem o setor;

Desenvolver mecanismos de apoio e proteção às empresas associadas;

Unir as Associações e empresas com afinidade a esses objetivos, buscando o crescimento do setor.


Diretoria Regional

Diretores das regiões BA,ES,RS,PR,GO,RN,PA,MG,RJ e PB.

Regras para eleições

Regras gerais que abrangem toda eleição a ser realizada na ABGD.

Proposta de Novo Estatuto Social

Novo estatuto da Associação Brasileira de Geração Distribuída.

Empresas Fundadoras

Conheça as empresas fundadoras da ABGD.

Organograma ABGD

Conselhos deliberativos, Conselho fiscal e Diretoria

Estatuto Social

ATA de Assembléia de fundação, realizada em 28 de setembro de 2015.